Sustentabilidade como fator estratégico - e econômico - no seu negócio

Atualmente, ser questionado sobre os cuidados com o meio ambiente faz parte da rotina de todo negócio. E se essa preocupação é latente em todos os segmentos, é ainda mais no ramo alimentício.

Um restaurante gera, em média, 193 quilos de resíduos por dia (fonte: Portal vida e Ação). Nesse caminho, encontramos algumas opções que tornam possível uma redução na geração destes resíduos. Importante ressaltar que, ao falar de sustentabilidade, não levantamos apenas a questão sobre o destino correto dos resíduos gerados, mas também da forma como a empresa se posiciona no mercado como um todo.


Alguns fatores que ajudam a impactar menos o ambiente e tornar seu negócio mais sustentável:

- Ter parceiros com logísticas organizadas e planejadas pelo Brasil;

- Aproveitar melhor os resíduos limpos na sua cozinha para novas receitas.

- Explorar receitas com os chefs da equipe Cargill para definir ingredientes que possam ser melhor aproveitados.


É importante entender que o conceito de alimentação sustentável e saudável tem sido, cada vez mais, valorizado pelos clientes. Alguns dados do Comitê Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável provam isso, ao mostrar que grande parte da população está buscando comprar apenas produtos com selo de origem ou que possuam tradição no mercado nacional, valorizando produtos desenvolvidos no Brasil.


O que mais você pode fazer para seu negócio ser mais sustentável?

Em busca de minimizar os danos citados, você pode priorizar a escolha de produtos em embalagens que rendem mais e, consequentemente, evitam a compra de mais frascos ou pacotes, diminuindo a quantidade de resíduos, além de gerar muito mais economia em sua cozinha, com o rendimento ideal em suas receitas - e evitando desperdício.


E isso ainda pode ir além! Você também pode educar seus clientes sobre as questões ambientais e os custos associados ao uso incorreto e descarte inadequado de embalagens, instruindo sempre à compra que prioriza o meio ambiente e gera economia inteligente para todas as etapas dessa cadeia - da produção ao consumo.