Aproveitamento dos Alimentos

Saiba como evitar o desperdício em seus negócios

Infelizmente, sabe-se que uma grande quantidade de alimentos ainda é descartada todos os dias. Ao cozinhar, desperdiçamos muitas partes comestíveis que, geralmente, contêm mais nutrientes do que normalmente usamos.

Segundo Raúl Osvaldo Benítez, representante da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) para a América Latina e o Caribe, o mundo produz anualmente cerca de 1,3 bilhão de alimentos para consumo humano, toneladas de perdas ou desperdícios. A organização calculou que apenas 25% do que é jogado fora bastam para abastecer os famintos do planeta.

Existem várias maneiras de tentar reduzir esse desperdício, uma delas é o Aproveitamento Integrado de Alimentos (AIA). Seu principal objetivo é aumentar a densidade de nutrientes dos produtos alimentícios, o que ajuda no combate à fome, reduz a quantidade de resíduos gerados e proporciona uma economia considerável no dia a dia com o aproveitamento total dos alimentos e de todas as suas partes.


Usando este tema tão relevante para o cenário atual, compilamos algumas dicas muito úteis para você aproveitar mais a comida na cozinha:

• Os caules de vegetais como couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa contêm fibras, que podem ser usadas para fazer molhos de carne, refogados, recheios, feijão e sopas. No caso do agrião, o caule também contém altas concentrações de ferro, cálcio e vitamina C.

• As folhas da cenoura são ricas em vitamina A, que pode ser usada para fazer biscoitos, sopas e até saladas picadas. Dica: combine uma salada de folha de cenoura com um dos Molhos para Salada Liza.

• A água de cozimento para batatas, beterrabas e cenouras é rica em vitaminas solúveis em água, que podem enriquecer purê de frutas, arroz e gelatina.

• Batatas e cascas de mandioca podem ser assadas ou fritas como aperitivo. E depois é até possível combinar com o Molho Liza Barbecue pra acompanhar no sabor.

• A casca de laranja é rica em cálcio e pode ser caramelizada ou usada em pratos com leite doce, como arroz doce e creme.

• A casca (parte branca) da melancia e do melão é rica em fibras e potássio, que podem ser utilizadas para fazer doces e até recheios saborosos.

• Cascas de frutas, como goiaba, mamão e abacaxi também se transformam em suco no liquidificador. O bagaço que fica na peneira também pode ser usado para fazer biscoitos e bolos. E dependendo do bolo, já pensou em fazer uma calda de chocolate com a linha de Chocolates Genuine?


É evidente que temos inúmeras possibilidades e alternativas para reduzir o desperdício, não é mesmo? Se todos fizerem a sua parte, todos podemos dar uma contribuição significativa. O planeta sai ganhando e seu negócio também!