Troca do Óleo e Durabilidade
Processos de troca de óleo e manutenção da fritadeira são essenciais para a durabilidade do equipamento e qualidade dos alimentos
Além de escolher o óleo certo para seu restaurante, saber o momento certo da troca de óleo é, sem dúvida, um dos problemas mais comuns associados às frituras no dia a dia. A troca do óleo ou da gordura está diretamente relacionada aos ingredientes utilizados e aos cuidados durante e após a fritura. Por esses motivos, é sempre desafiador determinar exatamente quando essa troca deve ocorrer.
Mas, para auxiliar nesse processo, separamos algumas técnicas básicas, bem como os melhores métodos que ajudam a economizar óleo. Sua cozinha agradece!
Como identificar o momento correto para trocar o óleo?
• Cor mais escura
• Espuma contínua
• Cheiro forte
• Fumaça preta
• Os alimentos fritos ficam com aparência murcha e/ou cor mais escura
• Aumento da viscosidade do óleo
• Mudanças no cheiro e sabor dos alimentos fritos
Quais cuidados devo ter para melhor conservação do óleo?
1. Constante limpeza da fritadeira:
Deve ser feita todos os dias após o uso e sempre com o óleo frio.
2. Se atentar à melhor forma de fazer o abastecimento:
Use apenas equipamentos limpos e secos. Sempre encha a fritadeira com óleo novo e nunca exceda o nível de óleo indicado pelo fabricante.
3. Executar corretamente o processo de fritura:
• Sempre siga os parâmetros de tempo e temperatura especificados pelo fabricante da fritadeira e pelo fabricante do óleo usado. Não se esqueça do guia de circulação e intervalo de ativação entre as cestas;
• Lembre-se de adicionar sal ao produto fora da cuba - nunca deixe o sal cair no óleo ou na gordura;
• Não misture óleos diferentes nem misture óleo novo com óleo velho;
• Evite misturar alimentos: como fritar batatas com outros alimentos (como coxas de frango e cebolas). As batatas liberam menos resíduos no óleo, portanto, fritá-las separadamente pode ajudar o óleo a durar mais.
4. Filtrar com frequência:
Conforme mencionado, os alimentos deixam resíduos durante a fritura e, com o tempo, esses resíduos queimam e transferem seu sabor para outros alimentos. É por isso que é importante filtrar o óleo todos os dias. Além de preservar o sabor dos alimentos, esse processo também pode estender a vida útil das gorduras e óleos usados. Lembre-se: quanto maior a durabilidade, menor o custo.
IMPORTANTE: Evite acidentes. Para a filtragem, o óleo deve estar frio.
5. Armazenar da maneira correta:
Após a filtragem, é importante armazenar o óleo em um recipiente coberto. O mesmo vale para o óleo que permanece na fritadeira - quando não estiver em uso, desligue-a para evitar que qualquer resíduo do ambiente caia no óleo ou na gordura.
Ao seguir essas dicas, além de garantir que sua comida seja sempre deliciosa e irresistível, você também ajudará a prolongar a vida útil do óleo! Vamos juntos para sua próxima receita?