Como motivar a sua equipe pode te trazer resultados positivos

Seu cliente é o termômetro do sucesso do restaurante. Mas e o clima da sua equipe? Diferente do que muitos administradores podem ainda acreditar, este é um dos elementos que mais influencia no sucesso do negócio gastronômico. E até naquele ingrediente especial dos pratos: alegria.

Sendo os principais responsáveis a fazer tudo acontecer, os seus colaboradores são peça-chave para que você garanta um serviço de qualidade e excelência aos seus clientes. Desse modo, é muito importante mantê-los sempre motivados e capacitados de acordo com as melhores práticas do segmento.

Enquanto gestor ou chef, você sabe como fazer tudo isso? Conheça as principais estratégias a seguir!

 

Sentimento de equipe 

Assim como em qualquer outro segmento, dentro do Food Service também é preciso estabelecer uma hierarquia entre os funcionários, inclusive dentro da cozinha. Isso porque quando há a má divisão de processos e a falta de abertura do chef para diálogos, pode resultar na falta de motivação e, consequentemente, em um serviço de qualidade baixa, impactando no atendimento e até mesmo no produto servido ao seu cliente.

Com você definindo bem os cargos e compartilhando a ideia de que ali todos possuem um papel importante e de grande responsabilidade, o sentimento de equipe será intensificado, distanciando a sua cozinha de possíveis climas de conflito e imprudência.

 

Comunicação

Dentro da dinâmica estabelecida, manter um canal de comunicação entre você e seus funcionários é essencial. Graças à posição do gestor, torna-se possível incentivar que a equipe compartilhe ideias e sugestões, pois afinal, são eles que possuem as informações mais relevantes a respeito dos seus clientes.

Para isso, o gerente de restaurante deve manter uma postura receptiva, garantindo que sua equipe fique mais à vontade para resolver quaisquer tipos de casualidades sem conflitos e de maneira tranquila.

 

Reconhecimento 

Ainda mais importante do que saber comunicar, para manter uma equipe motivada, nada mais necessário do que saber reconhecer seus bons resultados. De nada adianta estabelecer um clima tranquilo e agradável na cozinha, se quando seus funcionários atingirem as metas almejadas, você não dar a ênfase que elas precisam.

Destaque boas ideias e resultados, comemore lançamentos e metas alcançadas com pequenas festividades internas, happy hours, entre outras comemorações que seus funcionários desejem. Momentos de descontração também são fortes aliados para que a sua equipe crie laços e se distancie do conceito “cada um por si”.

 

Treinamentos 

Para manter um atendimento de excelência e a motivação da equipe, você pode e deve contar com treinamentos ocasionais. A qualidade dos seus serviços só se manterá se você sempre se atualizar de acordo com as boas práticas do segmento gastronômico.

Esses treinamentos que devem possuir uma constância e serem obrigatórios vão desde treinamentos básicos, de segurança alimentar e limpeza, até visando o aprimoramento de algum serviço oferecido, como o atendimento online.


Com essas estratégias, você obterá resultados positivos tanto na satisfação dos seus clientes, quanto no clima da sua cozinha, tornando ainda mais fácil gerenciar o seu restaurante.

Na Cargill, contamos com uma equipe de amplo conhecimento na área de Food Service e aqui você pode acompanhar diversas dicas dos mais variados ramos da gastronomia, além de conhecer novas maneiras de explorar suas receitas. Inspire-se!

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