Como integrar seu negócio com o digital de forma assertiva
Para atender às necessidades dos seus consumidores mais exigentes, as lojas online nunca cresceram tão rapidamente. Ter uma loja virtual tornou-se sinônimo de comodidade para os clientes e credibilidade para as marcas. A integração de lojas físicas e virtuais é uma forma de aparecer em todos os canais, fortalecer sua marca e aumentar as vendas.
Mas você sabe como fazer essa integração? Conheça as vantagens e como fazer a seguir!
Como fazer a integração do meu negócio?
Para muitos empreendedores, fazer a integração on e offline do seu negócio ainda parece muito complicado e burocrático. Se você ainda passa por isso, saiba que o processo de abertura de uma loja virtual nunca foi tão fácil. Dependendo do tamanho da sua estrutura de negócios, você pode escolher entre diferentes plataformas para um atendimento eficaz.
Depois de criar um endereço eletrônico, o passo mais importante é: integrar as duas realidades do seu negócio. Para isso, é importante prestar atenção ao que hoje é chamado de multicanal, pois, hoje, as relações com o consumidor se generalizaram, tornando-os também “multicanal”. Isso significa que seus clientes usarão todos os canais disponíveis para pesquisar, tirar dúvidas e comparar preços antes de comprar.
Por isso, é preciso estar atento para que os consumidores sejam atendidos plenamente. Isso inclui: mídias sociais sempre atualizadas, um serviço de e-mail rápido e, o mais importante, um site responsivo. Além disso, vale lembrar que o seu público já está online e já fazem compras pela Internet, você que precisa se conectar com ele. De acordo com um estudo da consultoria Accenture, quase 90% dos americanos fizeram algum tipo de pesquisa na internet antes de decidir comprar um produto. No Brasil, essa realidade não é exceção.
Quais as vantagens de estar online?
• Custo mais baixo para expansão
Se você planeja expandir sua loja para filiais ou similares, considere a possibilidade de abrir uma loja online primeiro. O custo de administrar um e-commerce é muito menor do que o custo de uma loja física. Aluguel, eletricidade, água e pessoal são alguns dos fatores que você pode economizar se iniciar um negócio online.
• Produtos online são mais fáceis de encontrar
Para os consumidores, é muito mais fácil encontrar produtos online do que pesquisar em diversas lojas físicas. Sem contar que alguns produtos são encontrados apenas na Internet.
Se você está pensando em maneiras de expandir seus negócios, integrá-lo em lojas físicas e online pode ser a jogada certa.
Não se esqueça de:
• Conhecer o mercado
Entenda como funciona o seu segmento, quem são seus principais concorrentes, como funcionam os serviços de entrega da sua região. É importante entender o mercado antes de ir para a entrega. Entenda todas as possibilidades antes de oferecer os seus serviços.
• Fornecer boas imagens para seus produtos
Quando o assunto é delivery, fotos atrativas são essenciais. A imagem do seu produto é a chave para atrair a atenção dos consumidores. Essas imagens irão diferenciá-lo da concorrência. Se quiser mais informações sobre como explorar melhor seus ingredientes e transformá-los em pratos incríveis, a Cargill pode te ajudar!
• Realizar promoções
Tente fazer promoções com frequência. Elas atraem a atenção dos consumidores, aumentando a visibilidade da sua loja. Busque horários de maior demanda e pratos com maior saída. Uma boa promoção acaba sendo o destaque da sua loja, tornando-a mais visível e dando ao seu negócio um enorme retorno nas vendas.
• Ler sempre comentários
Sempre leia as suas avaliações de entrega. É por lá que os clientes dão feedback sobre seus produtos e serviços. Tenha cuidado com as respostas e busque não ser defensivo - muito menos agressivo - com os clientes. Esteja aberto às sugestões e busque melhorias todos os dias.
Hoje, as oportunidades estão por toda parte, principalmente nas redes sociais. Por isso, uma das dicas de entrega é investir seus esforços nelas. Invista seu trabalho no ambiente online e veja o retorno acontecer com efetividade dentro e fora dele, pois ele tem muito potencial e pode gerar visitas também em sua loja física.