Principais tendências do setor de alimentação para os próximos anos
Depois da tempestade, vem a calmaria. Após um período de crise, o mercado de alimentação vem respirando ares positivos e vislumbra inúmeras possibilidades para o sucesso. A tendência nos próximos anos é de otimismo e expansão. Que tal você também entrar nessa positividade, seguindo tendências que dão um toque a mais no seu restaurante e negócio?
Confira algumas delas a seguir!
Público mais consciente
Nos últimos anos, os clientes do mercado de alimentos têm se mostrado mais interessados, conscientes e criteriosos. Isso elevou o nível das entregas do setor, com uma crescente busca por alimentos de qualidade e com garantia de procedência. Produtos com selos de alta qualidade obtidos por meio de boas práticas de fabricação, armazenamento e proteção têm ganhado a preferência dos consumidores.
Os consumidores, hoje, buscam informações relevantes e leem os rótulos e cardápios, com foco nos ingredientes. Muitas pessoas ainda pesquisam na Internet antes de comprar ou escolher um restaurante, em busca da opinião de quem já experimentou o produto ou serviço.
Portanto, é muito importante que os funcionários dos estabelecimentos estejam atentos para atender a essa expectativa: eles devem conhecer muito bem os seus produtos e como apresentá-los, sempre com uma equipe que possa falar com propriedade sobre o diferencial de cada ingrediente.
Praticidade no dia a dia
Seguindo o estilo de vida agitado da maioria das pessoas, principalmente os que moram nas grandes cidades, a busca por alimentos que facilitem o dia a dia só cresce. Não há tempo na rotina para preparos demorados e quanto mais prático e preparado o produto chegar à mesa, mais interessante ele será - o que não deixa de lado a busca pela qualidade. Lembrando que agilidade também pede qualidade para fazer receitas deliciosas.
Saúde e bem-estar
A ciência contemporânea está cada vez mais vinculando a saúde e o aumento da expectativa de vida a uma dieta balanceada. Os hábitos alimentares saudáveis estão diretamente ligados ao bem-estar e à longevidade.
Seguindo este caminho percebemos que muitos clientes optam por consumir alimentos naturais e com alto valor nutricional. Sejam os orgânicos, naturais, com baixo teor de sódio, sem adição de açúcares, sem lactose, livre de glúten e de transgênicos, vegetariano e vegano ou até mesmo funcionais - como vemos nos especializados em nutrição esportiva e suplementos.
Existe uma longa lista de categorias de alimentos que podem ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis. No mercado de alimentos, ganha quem busca diversificar seus produtos e serviços. Que tal conhecer novas opções e variedades também de atomatados?
Como vimos, a busca por uma alimentação saudável é uma forte tendência no mercado de alimentos. Investir na rotulagem correta dos produtos com informações nutricionais detalhadas pode ser uma estratégia para conquistar mais clientes e vencer os concorrentes, seguindo essa que é uma das mais fortes tendências do ramo.