Por que eu preciso separar as minhas finanças pessoais das do meu restaurante?

Na hora de fazer a organização financeira ideal, muitos empreendedores acreditam que gerenciar tudo em um mesmo lugar pode facilitar, mas, às vezes, não é bem isso que acontece. Se organizar financeiramente vai além de só manter as contas em dia, é muito importante ter uma noção clara do que entra e do que sai, ainda mais quando se tem um negócio, como um restaurante.

 

No que vai me ajudar separar as finanças pessoais das do meu restaurante? 

No primeiro momento, vem o questionamento: por que colocar cada uma das finanças em lugares diferentes se só eu que vou gerenciá-las? A grande sacada você encontra no fato de que isso pode ser vital para que o seu negócio prospere.

Quando se mantém o controle financeiro pessoal e do empreendimento juntos, as chances de acontecerem confusões são persistentes. Isso porque ter noção de entradas e saídas fica mais difícil e você pode ter dificuldades em avaliar a sua real situação econômica no momento.


Como fazer um planejamento financeiro do meu restaurante? 

O primeiro passo já foi dado, manter as suas finanças juntas e misturadas podem te trazer muitas dores de cabeça. Mas como sair da bagunça e realmente organizar tudo isso? A resposta é encontrada por meio de um bom planejamento. Saber sobre o dia de hoje, o de ontem e o de amanhã é muito importante quando se quer buscar o mundo ideal. Isto é, manter as contas em dia e administrar o dinheiro do seu negócio.

Para isso, nada mais benéfico do que contar com ferramentas que te ajudem na organização e administração do seu negócio. Com isso, você consegue planejar e gerenciar a renda do seu restaurante de forma mais eficaz. O planejamento financeiro é capaz de te orientar para entender e visualizar melhor os seus compromissos financeiros e o que você precisa fazer hoje para chegar à onde deseja. Já pensou que sua atenção precisa estar em todos os detalhes, da melhor receita às finanças?


Como um fundo reserva pode ajudar na organização financeira do meu restaurante?

O fundo reserva nada mais é do que um aliado para aqueles que desejam destinar parte do seu lucro para a criação de um “plano B”. Além de te ajudar a criar uma reserva financeira, o fundo reserva te ajuda a ter a assistência necessária para lidar com despesas que você não estava esperando ou, até mesmo, uma situação de emergência.

Seu papel fica lado a lado com o do planejamento, porque também pode te ajudar a guardar a renda que você precisa para aquele objetivo a longo prazo, como uma obra ou um investimento para melhoria do seu restaurante.

O mais legal disso tudo são os resultados que você pode encontrar implantando essas pequenas e grandes ações na organização financeira do seu restaurante - auxiliando e muito naqueles seus planos para o futuro!