Dicas de Preparação do Alimento

Poderíamos alterar a frase “de médico e louco, todo mundo tem um pouco” para “de médico, cozinheiro e louco, todo mundo tem um pouco”, afinal, se perguntarmos a receita e modo de preparo de um prato simples, sem dúvida teríamos inúmeras alternativas e dicas. Então vamos citar alguns pontos que podem auxiliá-lo na confecção dos alimentos. Primeiro pense nos ingredientes do prato e separe-os na medida certa, isso irá facilitar e agilizar o preparo, além de evitar o desperdício ou a falta de algum item após o início da preparação. Para preparar o alimento, o cozinheiro precisa ter conhecimento nutritivo, econômico e higiênico dos alimentos, é aconselhável que qualquer estabelecimento do ramo culinário tenha a presença ou visitas contínuas de um nutricionista.

Dicas de Preparo Hortaliças e Frutas
Caso esses alimentos forem ser consumidos crus e com casca, deve-se lavar com água corrente e depois deixar de molho em uma solução de uma colher de água sanitária para um litro de água. Deixar pelo período de 10 minutos e enxaguar novamente. É preciso selecionar bem esse tipo de alimento, escolha aqueles que apresentarem coloração forte, sem manchas, partes murchas e folhas muito amassadas. Além disso, deve-se cozinhá-los com pouca quantidade de água e de preferência aproveitar a água do cozimento em outras preparações.

Dicas de Preparo de Carnes
As carnes acumulam muitas bactérias quando ficam fora da geladeira, por isso estragam rápido. Quando for manuseá-las não deixe fora de refrigeração por mais de 30 minutos.

Dicas de Preparo de Aves
Carne branca ou parda são carnes delicadas conhecidas pelo sabor agradável e pela fácil digestão. Logo que comprar a carne ou prepará-la (mas não for consumida imediatamente), guarde-a no refrigerador para preservar os nutrientes, evitar o encolhimento e impedir a formação de bactérias.

Dicas de Preparo de Pescados
O tempo de cozimento desse alimento é menor, a carne de peixe ficará dura caso fique muito tempo cozinhando, e não é necessária alta temperatura. Compre produtos congelados ou frescos, se atente a data de validade e às características específicas do próprio pescado. Também é de fácil digestão e possui pouca gordura.